Últimas Notícias
Médico Ayrton Margarido profere palestra sobre Violência Doméstica em Nova Trento PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:28

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nova Trento, com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento realizaram uma importante palestra na última quarta-feira, 24 de agosto, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni. O médico Ayrton Margarido proferiu palestra sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes a todos os neotrentinos interessados. O evento contou com a participação de profissionais da educação, do CMDCA e do Conselho Tutelar do município.

O médico palestrante deu destaque aos seguintes temas: formas e cultura da violência, fatores de risco, quando suspeitar, fundamentos éticos e legais, a abordagem, resistências pessoais, reticências psicológicas e periculosidade profissional, consequências, combate e prevenção. Ao final da palestra, o médico Ayrton Margarido exibiu imagens de crianças que sofreram maus tratos, como queimaduras, cortes, estupros, degolamentos, entre outras agressões físicas e psicológicas.

A violência contra crianças e adolescentes sempre esteve presente na história da humanidade, e é atualmente considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, constituindo a principal causa de morte a partir dos cinco anos de idade. É importante a percepção dos profissionais que trabalham com crianças e famílias em situação de risco, no processo de enfrentamento do fenômeno Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (VDCA) em suas práticas diárias.

 
Curso de capacitação reúne 220 pessoas PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:13

O Curso de Capacitação de Prevenção à Violência, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), reuniu 220 pessoas nesta quinta-feira (15) pela manhã, no auditório do Alves Hotel.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Clóvis Mello; e de profissionais da assistência social, educadores, monitores, psicólogos, entidades que atendem crianças, adolescentes, mulheres, idosos em situação de risco social e pessoal, como a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, entre outras.

O curso foi ministrado pelo médico pediatra Ayrton Margarido, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, especialista em Medicina de Família e Comunidade, Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, integrante do Lacri/USP (Laboratório de Estudo da Criança da Universidade de São Paulo) e Criminologia pelo IBCCRIM/SP (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais de São Paulo).

Durante o evento foram abordados temas como: sinais de violência e abuso, tipos de violência, enfrentamento e políticas públicas existentes no município. Ayrton Margarido foi médico da saúde da família no município de Marília há alguns anos e elogiou a rede de proteção contra a violência existente na cidade.
“Marília tem uma rede de articulação e de proteção contra a violência muito bem estruturada. A rede está bem articulada em todos os segmentos, como educação, jurídico, lideranças comunitárias e serviços sociais. Arrisco-me a dizer que para ficar perfeito falta somente um sistema de informatização para os casos de violência. Parabenizo a administração municipal pelo investimento nessa rede de proteção, desde crianças, jovens, adolescentes, mulheres e idosos”, afirmou Ayrton Margarido.

A coordenadora do Creas, Carolina Garbi, falou sobre o curso de capacitação. “A importância desse evento é para que todos saibam identificar quando o indivíduo está sendo vítima de violência, principalmente a criança que é mais comum ser vítima de violência. O principal enfoque dele foi a criança e o adolescente, mas falou também sobre a violência em todas as etapas da vida, desde a criança, adolescente, jovem, mulher e idoso. Ficamos felizes pelo fato do Dr. Ayrton Margarido, que já havia estado aqui no início do ano, ter aceitado o convite para voltar e fazer novamente essa mobilização e prevenção da violência com a equipe toda da Assistência e das demais equipes de garantias do direito do município, que engloba entidades assistenciais, secretaria de saúde, escolas, que estão à frente no dia a dia da população e atentas à questão da violação de direitos. E aproveitamos para mostrar o trabalho que o Creas realiza e como a pessoa possa nos encaminhar quando houver casos de violência..”

 
Palestras no Vale do Itajaí (SC) PDF Imprimir E-mail
Qui, 08 de Setembro de 2011 18:17

De 24 a 26/08/11 o Dr Ayrton Margarido esteve palestrando na região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, começando por Itajaí-SC onde palestrou para o departamento de saúde ( vigilância epidemiológica) com o tema: O enfretamento do fenômeno violência doméstica contra crianças e adolescentes, onde ressaltou o brilhante trabalho da coordenação pela Enfª Rachel Machetti e da Enfª Nina Costa, na noite do mesmo dia palestrou em Nova Trento para o seguimento da educação e do CMDCA.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

S5 Box