Últimas Notícias
28/09 Indaial - Violência doméstica é tema de capacitação PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:58

A questão da violência se constitui em uma demanda premente nos mais diversos equipamentos da rede pública que apresentam cada vez mais, situações de difícil controle no trato com as adversidades em relação ao que se chama de violência e quais ações implementar para se ter uma compreensão do fenômeno sua prevenção e combate, na perspectiva da gestão de conflitos que envolvem os diferentes sujeitos envolvidos neste enfrentamento.

Neste sentido a Secretaria de Assistência Social promoveu um curso de capacitação, com palestra e oficina, aos profissionais da Secretaria, com o tema: “Enfrentando a Violência Doméstica contra crianças e adolescentes: percepção e conceitos do fenômeno”. O evento aconteceu no dia 21 de setembro, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

O médico e professor universitário, Ayrton Margarido, que também é mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Univali, foi responsável pela apresentação da palestra sobre: conceito da cultura da violência; tipos de violência; suspeitas; fatores de risco; fundamentos éticos e legais; conseqüências da violência – fundamentos éticos e legais e combate e prevenção.

Após a palestra foi desenvolvida uma oficina que teve por meta dar continuidade a discussão, visando retomar os conteúdos teóricos desenvolvidos durante a palestra e a problematização de situações reais.

 
Assistência Social: palestra sobre violência doméstica atrai grande público PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:56


Foto: Auditório ficou lotado durante palestra sobre
“O Processo de enfrentamento diante da violência
doméstica e abuso sexual contra crianças e adolescentes”


Cerca de 250 pessoas participaram na última quinta-feira, no auditório da Patrulha Juvenil de Garça, da palestra “A percepção dos profissionais que trabalham com crianças e famílias em situação de risco, sobre o processo de enfrentamento do fenômeno Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescente em suas práticas diárias”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e ministrada pelo Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Univali, Ayrton Margarido.

O objetivo foi capacitar os profissionais envolvidos com a problemática que requer um trabalho em rede: educação, saúde e assistência, aprimorando as políticas públicas, a qualidade e a necessidade dos serviços sociais dentro da realidade do município e da população.

Segundo destacou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Neuza Alberti Serapião, muitos são os casos de pessoas que procuram a pasta pedindo socorro e buscando orientação. Daí a necessidade de oferecer informações e ferramentas para que os profissionais possam diagnosticar e atender da melhor maneira possível este tipo de denúncia de violência doméstica e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Presente ao evento o secretário da Saúde, José Antônio de Resendes ressaltou a importância do curso de capacitação e da formação de uma rede de cuidados à criança e ao adolescente. “Só temos que agradecer ao governo do prefeito Cornélio e vice Rodrigo que propicia uma abertura no município para que se desenvolvam políticas públicas em parceria, inclusive, com a participação da comunidade”, frisou.

De acordo com o médico e palestrante Ayrton Margarido a violência doméstica e o abuso sexual contra crianças e adolescentes são um problema social e de saúde pública que requer um enfrentamento por parte da sociedade e das entidades envolvidas. “Quero parabenizar a população e os envolvidos diretamente com a questão pela sensibilidade e participação nesse programa de enfrentamento”, concluiu.

 
CREAS comemora 1º ano com palestra de especialista em Violência Doméstica PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:54

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, para comemorar o 1º ano de atividades realizou na tarde do dia 16/09, no Auditório da OAB em Lins, a palestra “Enfrentando a violência doméstica contra crianças e adolescentes: percepção e conceitos do fenômeno”, com Dr. Ayrton Margarido, médico pediatra e professor universitário, especialista em medicina familiar e comunitária e em violência doméstica contra crianças e adolescentes pelo laboratório de estudos da criança – LACRI – USP/SP.

O evento contou com a participação de autoridades, representantes de Entidades, Associações, Empresa e Profissionais Liberais de Lins e Região.

A Assistente Social Luiza Nakamura, coordenadora do evento, disse que é sempre muito bom reunir as lideranças para discutir sobre esses temas e destacou um trecho de Chico Buarque que diz assim: “... todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco, Todos nós no mesmo barco não há nada pra temer. Ao meu lado há um amigo que é preciso proteger. Todos juntos somos fortes, não há nada a temer...”

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

S5 Box