Últimas Notícias
Epitácio discute abuso e exploração de crianças PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Junho de 2012 18:11

Nunca deixe o sorriso de uma criança se apagar. Este é o tema da 5ª edição da Campanha de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, que será realizada hoje, às 19h, no Anfiteatro João Brilhante, em Presidente Epitácio.

O evento gratuito é uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município e é aberto a toda comunidade. A programação inclui a apresentação de uma peça teatral voltada ao tema da campanha e ainda uma palestra ministrada pelo médico especialista em violência doméstica, Ayrton Margarido. Com os olhares voltados para o mesmo assunto, a comissão municipal do projeto Ação Proteção, desenvolvido pela Fundação Telefônica-Vivo, instalará bicicletas ecológicas na Orla Fluvial no domingo.

Formas de violência, quando suspeitar, fatores de risco, consequências, combate e prevenção. Estes serão os tópicos abordados pelo orador da noite que discorrerá sobre o tema “Enfrentando a violência doméstica contra crianças e adolescentes. Percepções do fenômeno”.

A preocupação com o tema, segundo a coordenadora do Creas,  Fanny Rivoiro Boaro, 37 anos, não é apenas com o aumento de casos registrados na cidade, mas também com os abusos que, muitas vezes, nem são registrados.

 

 
CREAS realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Junho de 2012 18:04

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Balneário Camboriú realiza nos dias 16, 18 e 19 de maio, intensa programação alusiva ao Dia Nacional pelo Fim da Violência Sexual Infanto-juvenil, comemorado no dia 18 de maio em todo o país. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores nos dias 16 e 18, a partir das 13h30, e no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, no dia 19 de maio, a partir das 14h30.

Segundo Paula Leão, coordenadora do CREAS, o objetivo do evento é oportunizar a comunidade o conhecimento acerca dos aspectos que permeiam tanto o abuso quanto a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Precisamos informar o maior número de pessoas, deixando de serem restritas apenas aos profissionais da rede de atendimento sócio- assistencial. É somente com a comunhão de esforços e efetivo conhecimento sobre o tema, que conseguiremos combater esse crime devastador nas vidas destes inocentes”, enfatiza Paula.

Nesta quarta-feira (16), a partir das 14h acontece a palestra “Enfrentando a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes: percepção e conceitos do fenômeno”, proferida pelo Dr. Ayrton Margarido, de São Paulo. Na sexta-feira (18), às 13h30, será realizada a palestra “Violência e Exploração Sexual Infantil: o que diz a Lei?”, com Fernanda da Silva Lima, de Florianópolis, seguida do lançamento da Campanha Preventiva contra Exploração Comercial Sexual, pelo CREAS, e de Mesa Redonda com a presença de autoridades municipais. Para finalizar a programação do dia haverá a entrega do material da campanha preventiva e dos certificados no total de 8 horas.

Já no sábado (19), no CEM Vereador Santa, acontece a apresentação da peça “Vim ver Maria”, do Grupo Soarte, em dois horários, às 14h30 e às 16h.

Mais informações com Paula Leão pelo telefone (47) 3398-2360.

 

 
Bem-Estar Social promove 1º Fórum Temático "Conhecendo o CREAS" PDF Imprimir E-mail
Qui, 31 de Maio de 2012 20:44

Foi promovido no último dia 9 de dezembro o I Fórum Temático “Conhecendo o CREAS”, evento organizado pelo Departamento municipal de Bem-Estar Social, por meio da Divisão de Promoção Social.

Realizado no auditório da Câmara de São Roque, o fórum apresentou o trabalho de Proteção Social Especial de Média Complexidade, suas atividades e ações, oferecidos à população pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Além dos participantes estiveram presentes no evento a chefe de Gabinete municipal Márcia Najarro, representando o prefeito Efaneu Nolasco Godinho, a diretora do Departamento de Bem-Estar Social, Ofélia Zuccala, representantes do Legislativo, integrantes do CREAS e servidores públicos.

As atividades foram iniciadas pela manhã com a palestra “Enfrentando a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes: percepção e conceitos do fenômeno”, proferida por Ayrton Margarido, médico especialista em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente, e que trouxe aos participantes esclarecimentos a respeito do problema social causado pela violência doméstica contra crianças e adolescentes, um dos eixos do trabalho ofertado pelo Serviço CREAS.

O evento seguiu após o almoço, onde adolescentes atendidos pelo CREAS e em cumprimento de medida socioeducativa apresentaram seus olhares e compreensões da realidade social na qual estão inseridos, por meio de música e artes plásticas.

A programação do fórum foi finalizada com apresentações dos profissionais integrantes do Centro de Referência, que falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pela unidade socioassistencial junto à comunidade.

Responsável direta pela promoção do encontro, a psicóloga e chefe da Divisão municipal de Promoção Social, Valéria Moraes Martins, festeja o resultado obtido. “Além de mostrar o importante trabalho desenvolvido pelo CREAS, o evento buscou proporcionar um diálogo construtivo, na perspectiva de garantir os direitos socioassistenciais. Agradeço a todos que, não importando a forma, contribuíram para que pudéssemos promover o evento, levando assim esclarecimento e informação à população”.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

S5 Box