Médico Ayrton Margarido profere palestra sobre Violência Doméstica em Nova Trento PDF Imprimir E-mail
Qua, 09 de Novembro de 2011 17:28

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nova Trento, com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento realizaram uma importante palestra na última quarta-feira, 24 de agosto, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni. O médico Ayrton Margarido proferiu palestra sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes a todos os neotrentinos interessados. O evento contou com a participação de profissionais da educação, do CMDCA e do Conselho Tutelar do município.

O médico palestrante deu destaque aos seguintes temas: formas e cultura da violência, fatores de risco, quando suspeitar, fundamentos éticos e legais, a abordagem, resistências pessoais, reticências psicológicas e periculosidade profissional, consequências, combate e prevenção. Ao final da palestra, o médico Ayrton Margarido exibiu imagens de crianças que sofreram maus tratos, como queimaduras, cortes, estupros, degolamentos, entre outras agressões físicas e psicológicas.

A violência contra crianças e adolescentes sempre esteve presente na história da humanidade, e é atualmente considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, constituindo a principal causa de morte a partir dos cinco anos de idade. É importante a percepção dos profissionais que trabalham com crianças e famílias em situação de risco, no processo de enfrentamento do fenômeno Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (VDCA) em suas práticas diárias.

 

S5 Box